Entidades agrícolas se unem visando aprimorar conhecimentos para um plantio mais sustentável

22/07/2024 - 13:00
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Foto: Divulgação/Aiba

Entidades agrícolas intensificaram o debate para aprimorar conhecimentos técnicos visando uma produção mais sustentável durante o 19º Encontro Nacional do Plantio Direto (ENPD), que ocorreu na semana passada no Centro de Treinamento da Associação de Produtores de Algodão da Bahia (Abapa), situado no Complexo da Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia. O evento bienal, organizado pela Federação Nacional do Sistema Plantio Direto (Febrapdp), foi realizado pela primeira vez na Bahia e na região do Matopiba.

A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) esteve presente no encontro, que atraiu quase 900 participantes, incluindo produtores rurais, consultores, empresários, profissionais liberais, professores, pesquisadores, acadêmicos, cooperativas e representantes institucionais de diversos países.

Ao longo de três dias, o evento ofereceu uma programação diversificada com palestras, visitas a campo que apresentaram as principais culturas agrícolas da região, e painéis de debates enriquecedores mediados por especialistas renomados do Brasil e do exterior. Entre os destaques, esteve a participação do professor Rattan Lal, da Universidade de Ohio (EUA), uma autoridade mundial em ciência do solo que foi condecorado com o Prêmio Nobel da Paz em 2007. O 19º ENSPD também contou com uma sessão de pôsteres técnicos-científicos e a presença de 32 expositores.

A Aiba foi uma das homenageadas durante o 19º ENSPD. Como uma das entidades co-promotoras do encontro, a entidade foi destacada por suas contribuições significativas ao avanço das práticas agrícolas sustentáveis na região. Homenageada na categoria empresas e instituições, a menção honrosa foi recebida pelo produtor rural e diretor financeiro, da instituição, Hélio Hopp, que representou o presidente da associação, Odacil Ranzi.

“Esta homenagem é também de todos nós produtores rurais do oeste baiano, que durante este grandioso evento reuniu os maiores nomes e especialistas em sistema do plantio direto e diante do grande número de participantes, só mostra o interesse dos agricultores da região em optar cada vez mais por práticas agrícolas sustentáveis e em deixar um legado da agricultura para as futuras gerações”, agradeceu o diretor.

O presidente da Febrapdp, Jonadan Má, avalia positivamente o encontro. “Esse encontro trouxe muita bagagem e conhecimentos que vão enriquecer e estimular cada vez mais a produção de alimentos com sustentabilidade, tema desse encontro. A organização do evento foi bastante elogiada, tivemos grande participação do público dessa região, de produtores rurais e de pessoas de outros países como Argentina e Paraguai, algo que ultrapassou a nossa estimativa inicial. Percebemos que o público recebeu de braços abertos as informações ministradas por palestrantes nacionais e internacional”, avaliou.

Organização – O participante paraguaio Martin Cubilla, elogiou. “Participo do encontro nacional há 26 anos e este foi muito diferente, com palestras dinâmicas e palestrantes de referência. As visitas a campo foram algo inédito para mim. Estou maravilhado com este encontro, que mostra que o segmento está no caminho certo. A organização está de parabéns”.

Ao final do evento houve a entrega de premiações de fotografia, textos livres, trabalhos técnico-científicos e menções honrosas, reconhecendo os destaques do evento. A medalha de honra ao mérito Hebert Bartz, um dos precursores do plantio direto no Brasil, foi entregue ao produtor rural e vice-presidente da Febrapdp e representante da Aiba em ações de sustentabilidade, Luiz Pradella.

“O evento foi sucesso e o Oeste da Bahia já tem um histórico de união das entidades agrícolas que foram parceiras e por isso foi possível fazer esse encontro, junto com a coordenação da Federação e com o apoio da comissão técnica e científica e de todas as instituições envolvidas. Uma missão comprida e bem planejada ao longo de dois anos, uma honra receber essa homenagem em função das pessoas confiarem em nosso trabalho e diante de tudo o que aconteceu durante esse encontro, fico grato e lisonjeado com essa homenagem”, ressalta.

O 19º ENPDP foi realizado com a parceria da Aiba, Abapa, Acrioeste, Aprosem, Faeb/Senar/Sindicatos, da Fundação Bahia, do Governo do Estado da Bahia, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e de Luís Eduardo Magalhães e das Universidades Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e do Estado da Bahia (Uneb).

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Mais um estudo comprova eficácia da cannabis em tratamento para autistas

Artigos

Dia da Advocacia: Celebrando a Justiça e o Compromisso com a Sociedade
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em